Postagens populares

29/03/2013

NÃO OLHE PARA TRAS!


Lucas 9:57-62.
"E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. 
Esse tema é muito interessante porque nos faz pensar a respeito de alguns textos na palavra como aquele por exemplo que o Apostolo Paulo consagrou seu ministério através dele ao citá-lo em - Filipenses 3:13: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam...

" Veja que antes dessa frase ele está afirmando não ter alcançado o que almejou, e depois dessa frase e le diz que vai avançar para o que está a sua frente.
Esta situação nos leva a uma frase de um famoso autor americano, vendedor e palestrante motivacional que diz:
"O fracasso é um desvio e não uma rua sem saídae independente do seu passado ou do que não deu certo, o amanha é uma quadro branco pronta a ser escrito".
O teu passado te aproxima do projeto do diabo para você que foi frustrado pela intervenção de Deus e seu futuro te aproxima do projeto de Deus para sua vida.

ALGUÉM AQUI TEM ALGUMA LEMBRANÇA DOLOROSA, TRISTE OU DE ALGUMA PERDA?
O que fazer com as lembranças que sai da sua cabeça, mas não sai da mente e da boca daqueles que o rodeiam? Não estou falando sobre inimigos que querem te derrubar, mas sobre aqueles que querem te defender, mas seu passado tão recente tem te desabonado, enfraquecido.
Antes de mais nada precisamos entender que não basta apenas passar um apagador no quadro e fazer um novo desenho!
Cuidado para que sua alma não fique assim, tão marcada com seu passado que não lhe permita avançar para o futuro!

1 - Não seja refém de bens materiais -  Veja que das três pessoas citadas na parábola em Lucas que lemos, um se oferece para seguir a Jesus, mas Jesus lhe deixa claro que existe um preço alto que se paga.
PRIMEIRO ALERTA PRA QUEM QUER SEGUIR JESUS ACORDAR PRA VIDA: O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça...

Jesus tinha sua casa em Carfananum, Jesus tinha sua família, Jesus tinha amigos, mas ele queria dizer que coisas não podem ocupar o lugar da missão que recebera! Que é preciso pensar bem antes de dizer sim ao chamado de Deus. Não tenha nada que te prenda e impeça de realizar o chamado!
PRIMEIRO ALERTA DE JESUS: Não dá para carregar muita coisa junto contigo quando está na sua missão.

Você sabia que na marinha dos EUA existe um esquadrão de elite para causas especiais, quando eles estão saindo para suas missões, é pedido a eles que não tenha pendências familiares, não tenha situações que os atrapalhem emocionalmente e se tiverem dividas que as apresente para que sejam pagas pela instituição, porque nada pode atrapalha-los em suas missões.

2 - Não seja refém de sua alma - Existem dividas que nossa alma manda uma duplicata de cobrança que não é nossa! Parece que todos os problemas que acontecem ao seu redor à culpa é sua, principalmente se você prosperar em alguma área ou conquistar alguma coisa.
É como se a conta de luz do seu vizinho viesse para você pagar porque você tem mais condições que ele, mas quem usou a luz?

A - Permita ir primeiro sepultar meu Pai - Se o Pai dele estivesse morto, se fosse o dia do enterro, nós estaríamos diante de uma das cenas de Jesus mais fria de toda sua historia! Mas o que você não sabe é que este queria voltar para casa e esperar seu pai morrer! Algoque poderia demorar um mês ou 20 anos e assim depois que o pai que ele tanto amava morresse ai sim ele seguiria Jesus!

B - Nós carregamos algumas dividas futuras que não são nossas. Nesse texto da bíblia ele estava se cobrando de algo que aconteceria no futuro. Dividas relacionada à nossa alma que nos prende em nosso presente, como se tudo que eu quiser fazer depende de alguém ou algumas coisas se resolverem na vida de outras pessoas que não estão fazendo nada para mudar a minha realidade.
Deste forma acabamos  nos sentindo responsáveis pelo fracasso delas ou determinado problema que ela venha viver! É uma neurose! Eu acho que fulano acha que eu estou achando que ele acha...

Ou assim:Se meu marido fizesse isso eu faria aquilo; se minha filha fizesse assim, se meu patrão agisse de tal maneira, se meu líder fizesse tal coisa, se meu pastor agisse de tal forma e dissesse isso, eu teria mais êxito, a igreja seria mais forte.

C - Não transfira a responsabilidade, a sua conta para outras pessoas. Assuma aquilo que é seu!  Olhe a resposta de Jesus:
"Deixa os mortos sepultar seus próprios mortos" - não faça ninguém refém de suas angustias, suas decepções, medos e frustrações. Aprenda a sepultar você mesmo seus próprios fracassos. EU JÁ RESOLVI, PAGUEI E SEPULTEI O QUE ERA RESPONSABILIDADE MINHA.

D - Quando um casal está de frente para o outro.Veja que ao olhar para frente, o conjugue está olhando para o passado do outro, se tem alguém que pode te desnudar ou te proteger é seu conjugue ou as pessoas mais próximas a você! As vezes você já decidiu não olhar para trás, mas as pessoas ao seu redor, algumas, fazem questão de lembrar a você.

3 - Não seja refém de sua família - Um outro personagem no texto pediu para primeiro se despedir dos de sua casa, na verdade foi uma forma dele demonstrar que não estava tão seguro do seu chamado, como se pedindo para pensar melhor, para consultar sua família sobre algo que Jesus já havia respaldado.

QUANTOS AS VEZES ESTÃO SEM ATITUDE DEVIDO INSEGURANÇAS QUE VEM DO INFERNO PARA LIMITER O MOVER DE DEUS NA SUA VIDA!

A - Muitas são as desculpas para não obedecer o chamado de Jesus. A a família é uma das mais utilizadas.
Apesar que aqueles que normalmente levantam essa bandeira (QUE ESTÃO FALTANDO O CHAMADO, O CULTO PARA CUIDAR DE SUA FAMÍLIA)  na verdade não estão fazendo o que dizem. Sabe por quê? Simplesmente porque o melhor lugar para consolidar a sua família é no altar, no Conselho do Senhor!

B - Não tenha, não guarde nada que te faça olhar pra trás - A resposta de Jesus - Ninguém, que, tendo posto a mão no arado olha para trás.

Para que uma semente brote é preciso arar a terra. Não deixe as experiências negativas de seu passado, roubem a expectativa das coisas novas que estão por vir! TEM GENTE QUE FALA: "Ah, tô desanimado de fazer qualquer coisa. Já fiz e fui tão maltratado!" E por essa ferida na alma fica travado! Ou então fica na igreja e de olho nos amigos do mundo na balada, nos barzinhos, nas zoeiras e ai desistem.

C - Há uma diferença muito grande entre o maná que cai do céu e a semente que brota na terra - Tem gente que sonha em ganhar dinheiro do mesmo jeito que o povo de Israel ganhava maná no deserto! Fica esperando chover propostas de emprego, riquezas, ou caia o sustento diário na cabeça. Quem não sonhou com a mega sena, só o rendimento diária em media é algo em torno de 32 mil reais!

D - Quer uma verdade, não há como ganhar dinheiro fácil, nem como vencer sem trabalhar e sem se preparar muito.
Provérbios 12:11:
"O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de juízo", Provérbios 12:11.
O preguiçoso não tem vez no mercado de trabalho, ele fica no emprego até ser descoberto ou ser substituído. Passa a vida empurrando com a barriga ou esperando alguém fazer algo por ele!
REPITA PARA A PESSOA QUE ESTÁ AO SEU LADO: PARE DE OLHAR PRA TRÁS.

A figura de quem põe a mão no arado e olha para trás é da pessoa que em geral não termina nenhum projeto, não persevera em um propósito, desiste facilmente dos ideais na vida, no trabalho, nos estudos, no casamento, no ministério.
 Se distrai fácil e vive vislumbrando algo novo sem ter terminado o anterior!
Mais uma célebre frase do meu pastor: "Se um homem não sabe a que porto se dirigir, nenhum vento lhe será favorável", é o famoso, tudo tá ruim.

Veja que as três áreas que o texto de Lucas que estudamos e abrangeu, fala sobre não olhar para trás. ENTÃO DIGA PARA O TEU IRMÃO: PROSSIGA SEM OLHAR PRA TRÁS.

4 - No calvário - atrás de Jesus PREGADO estava a cruz, na sua frente a vitória - PROCLAME E CREIA, em Jesus as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas todas as coisas. Para avançar para a vitória, é preciso considerar a Cruz, pois quem deseja que seu futuro seja de vitórias, precisa decidir também que se u presente será de entrega e não de dúvidas e questionamentos.

Palavra ministrada na Campanha de 4ª feiras....
COPIE E DIVULGUE MEU BLOG..."MULHERES EXCELENTES"...pra.bethyblogspot.com!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário