Postagens populares

22/06/2013

ELIAS PROVADO EM QUERITE!



Texto:I Rs.17-7“E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.”
Intro:Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. 
O nome Elias, significa “O Senhor é meu Deus”.

A fidelidade inabalável de Elias, fez dele um exemplo de fé, destemor e lealdade a Deus. Sofreu intensa oposição e perseguição quando se opôs às falsas religiões e aos falsos profetas.
Sua missão foi de restaurar, reformar e restabelecer a aliança entre Deus e Israel...Foi um profeta por excelência.
O seu ministério, e o seu posicionamento, foi de proclamar o nome do Senhor no vazio espiritual em que na época, jazia em Israel, nos dias de Acabe, Acazias e Jorão.

Elias era dotado de um temperamento impetuoso e ardente – nasceu nas serra de Gileade, e por isso amava aquelas terras montanhosas. Era um profeta muito forte, pois certa vez correu uma grande distância na frente do carro de Acabe (v.46), como também, não teria suportado um jejum de quarenta dias.

O fato de Deus ter sustentado duas vezes Elias, sendo primeiro por um corvo e depois por uma viúva, proporcionou ao profeta um tremendo teste de fé, bem no início de seu ministério.

Elias é um campeão de Deus, um dos mais humanos e fascinantes profetas do AT. Quando anunciou uma estiagem devastadora, Deus assinou em baixo, e quando derrotou os profetas de Baal em uma pública competição, fez a vacilante população de Baal, reconhecer a superioridade do Deus dele!

Elias nos lembra que o crente terá que se esforçar bastante, para ver o sobrenatural de Deus acontecer na sua vida.
Assim como, não devemos esquecer que o compromisso de honrar o Senhor, muitas vezes é solitário...A quem vc serve quando está sozinho???...
Deus sustentou Elias junto ao ribeiro de Querite, porque esse profeta tomara posição firme ao lado de Deus contra a apostasia do povo.

Quando o ribeiro secou, Deus já tinha outros planos para Elias. O Senhor queria levar o profeta a outros horizontes, por isso Deus tira o sustento de Elias no Querite.
A palavra Querite significa “do tamanho exato”. Ficava localizado diante do Jordão, longe do palácio do rei Acabe.
Elias passou um pouco mais de três anos, sendo preparado por Deus no Querite...todo treinamento vem com ele "provas"!!!...

Quando Deus percebeu que Elias estava pronto, então o Senhor vai e lhe tira do lugar de ser servido e o leva a servir.
Deus então leva Elias para uma terra pagã, chamada Sarepta, um território fenício. Sarepta , era a fortaleza dos adoradores de Baal!...

Amados, às vezes, todos nós passamos por essas duras experiências de Elias. Tudo parece indo bem quando de repente: “o riacho seca”. O que era um caudaloso riacho foi se encolhendo, diminuindo, estreitando, até se tornar apenas um filete de água...vc já viveu isto?

E por fim, apenas um leito de areia úmida. Podemos dizer que essa é a experiência de muitas pessoas.
Em determinado momento nossa vida tem uma calmaria, tudo esta bom ao nossos olhos, um negócio em franco desenvolvimento, uma carreira próspera em ascensão.

Mas aí, quando menos esperamos o “riacho seca”!. O que fazer?.
Em outros momentos, conhecemos a alegria de termos saúde, sermos uma pessoa saudável, com mil projetos para ser executado. Então, surge uma enfermidade que consome nossas forças...Então percebemos que “o riacho secou”.

Você tem uma família maravilhosa, aparentemente você está concretizando todos os seus sonhos. Mas de repente o seu (a) parceiro (a) de vida, começou a ficar indiferente e falar em se divorciar. Não existe mais amor, não existe mais afeição, não existe mais promessa de mudança. Você olha e reconhece que “o riacho secou”.

Quando estamos dentro dessas situações terríveis ficamos pensando: o que aconteceu?... Será que Deus não esta vendo?... Será que suas promessas falharam? Será que, porventura, Ele não se lembra mais de mim?. Deus fechou as portas do céu para mim?.

Elias viveu essa situação terrível. Sentiu que tudo estava perdido, e não tinha mais prazer de viver. Só que Elias teve que aprender algumas lições preciosas lá no meio daquele riacho seco!. Elias já tinha até se acostumado com a vida que estava vivendo no Querite, o seu tempo naquele lugar tinha acabado.

Amados, assim como Elias entendeu o que Deus queria dele, O Senhor também pode estar contando com você para deixar o seu Querite...em meio as secas falar, murmurar agiganta as crises!
Deus tem preparado um novo plano para sua vida. Pode ser seu ministério, seu casamento,seus filhos... Deus não lhe quer mais sentado no banco da igreja esperando ser alimentado pelo pastor, "ELE"quer te usar!!!

Não se surpreenda quando Deus secar o seu riacho, é sinal que seu ministério já começou!. É hora de por os pés na estrada e obedecer a voz do Senhor...uma vez a mão posta no arado, não podemos mais retira-la.

Vejamos quatro Riachos que Deus quer secar na vida do crente. V

1) O PRIMEIRO RIACHO - ORAÇÕES ATENDIDAS
Por que o riacho havia secado para Elias?...
 Porque um dia ele havia orado pedindo que assim acontecesse. Em Tiago 5.17 diz a Palavra de Deus: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu”. E por não chover os mananciais e os riachos secaram!.

Muitas vezes, esse é o nosso problema. Nós queremos que Deus haja em nossas vidas, mas não queremos sofrer a dor, oramos e nos esquecemos de que Deus não se esquece de nenhuma das nossas orações.

Queremos ser piedosos, mas não queremos que esse processo de transformação nos machuque.
Queremos maturidade instantânea, mas que não exija muito sacrifício de nós!.
Queremos que Deus haja, mas que não mexa no nosso conforto.
 Queremos ser atendidos em nossas bênçãos, mas não queremos ser preparados para recebê-las!.

O campo de treinamento espiritual de Deus não funciona desse jeito.
Se um dia nós oramos para Deus nos abençoar, prepare-se!. É possível que a bênção de Deus não nos leve a um rio caudaloso de fartura, mas a um riacho seco, de dias de escassez, e de... solidão.

2) O SEGUNDO RIACHO - PARA DEUS MANIFESTAR A SUA GRAÇA E O SEU PODER
Quando nosso “riacho” seca normalmente o nosso pensamento é esse: Como é que Deus pode me esquecer?..
Na verdade, o que aconteceu foi exatamente o oposto!. A palavra de Deus diz que quando o riacho secou, Deus enviou o seu profeta a Sarepta porque lá havia comida. 
Com a seca, os animais morreram, as plantações se acabaram, e até os corvos haviam morrido, portanto, não havia mais o que fazer em Querite.

Elias parecia estar diante de uma grande enrascada. A situação parecia drástica, pois sabemos que “passados dias, o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra” (v.7). Os ímpios estavam sendo castigados, parecia até que o próprio profeta também estava sendo atingido pela disciplina de Deus. O ribeiro havia secado, mas Deus é FIEL, pois junto com a situação, Deus providenciou o livramento para Elias...estava na hora de partir!
 
Elias estava sendo mandado para outro lugar. Ele se levantou e foi para Sarepta, povoação próxima de Sidom, e ali o profeta encontraria a oportunidade de salvar a vida de uma mulher viúva, e que estava prestes a morrer de fome com seu filho.

Amados, precisamos ter fé naquilo que Deus diz para nós. Não podemos hesitar em deixar o lugar onde estamos se Deus nos quer em outro lugar, e quando obedecemos ao Senhor, demonstramos que estamos em perfeita comunhão com Ele.

Não devemos insistir ou permanecermos junto ao ribeiro, se Deus quer nos sustentar mais adiante!.
Se obedecermos ao Senhor, Ele não nos deixará que as adversidades nos derrubem, nem quer que fiquemos presos por aquilo que já não existe mais.

Deus irá nos sustentar, e nos ajudar a crescer diante das provações, Ele sabe o que é melhor para nossa vida.
Quando os nossos riachos secam, é porque Deus já nos preparou, e quer nos levar para outros lugares mais adiante de nós. 

Lá do meio do riacho seco, Deus nos diz; “Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim” (Is 49.16).
A resposta de Deus é a garantia divina para todo o crente que tiver que passar por períodos de provação.
O riacho “secou” porque Deus tinha outro compromisso com o profeta.
Deus o tirou do seu conforto, mas sempre esteve cuidando com zelo a vida de Elias.
Foi a manifestação do poder de Deus que fez com que Elias fortalecesse a sua fé, revigorasse suas forças, para que pudesse restaurar a glória e a honra de Deus em qualquer lugar.

Foi dessa maneira que Elias intercedeu por um avivamento para com o seu povo, foi firme na guerra contra as fortalezas demoníacas, e despertou um povo adormecido pela sequidão espiritual, trazendo um poderoso derramamento do Espírito de Deus.

3) O TERCEIRO RIACHO - DEUS QUER VER A SUA OBRA AVANÇANDO E PROSSEGUINDO
Quando nos sentimos solitários, no meio de um riacho “seco”, é aí que nós ouvimos a voz de Deus.
Não há nada que nos impeça de ouvi-la. Deus fala ao nosso coração e nós temos que ouvi-lo com atenção. Talvez em nenhum momento ela seja tão oportuna, tão urgente, tão necessária às nossas vidas quando estamos passando por tribulação.

Quando estamos num riacho borbulhante, a tendência é não darmos ouvidos à Sua voz. Ele fala, mas não o ouvimos!. Muitas vezes até pensamos que Deus tem pouco coisa para acrescentar na nossa vida.
Mas quando o “riacho seca”, a coisa muda. Ficamos como o salmista no Salmo 42.1 - desejando ser como a corça desesperado pelas correntes das águas.

Amados, assim como a água é essencial à vida física, assim também Deus e a sua Presença são essenciais para satisfazer a nossa fome e sede de Deus.
Sem sede de Deus a pessoa morre espiritualmente.

Interessante que Elias teve forças para enfrentar e afrontar um rei colérico, mas fugiu para o deserto diante das ameaças de uma mulher enraivecida chamada Jezabel. Em seu desespero desejou que a morte o levasse. 
Mas veja que Deus na sua infinita bondade, o guardou, o alimentou e o guiou pelo deserto, numa jornada de quarenta dias até chegar em Horebe, o monte de Deus.

Foi ali que o Senhor se manifestou pelas forças da natureza para Elias. Veio o vento, o terremoto, e o fogo, seguido depois de um ciclo tranqüilo e suave. Uma voz mansa e delicada foi o que o profeta ouviu. Elias sentiu na sua alma que estava na presença de Deus, e pode entender que a obra de Deus deveria avançar e prosseguir.

 O que esperamos?... Trovões e Estrondos para Deus falar conosco?...É preciso antes aprender a ouvi-lo, pois muitas vezes estamos surdos pelos vários ruídos que impedem de ouvirmos Deus falar.
São os ruídos do egoísmo, da ambição, do preconceito, da insensatez, do comodismo, e do orgulho.
 Ruídos que não permitem Deus falar. Na maioria das vezes a voz de Deus só é ouvida quando o silêncio se faz presente. Talvez seja esta a situação do nosso coração neste dia. 
Se o nosso riacho “secou”, lembremo-nos que talvez seja a nossa hora de ouvirmos o que Deus quer nos falar, e atentarmos para esse treinamento espiritual que Deus está nos proporcionando.

4) O QUARTO RIACHO - VITÓRIAS QUE AINDA PRECISAM SER REALIZADAS
Deus é um Deus de ação, de movimento. Em I Rs. 19.4 – vemos Elias tomado de cansaço, desanimado e triste, orando para que Deus o dispensasse do seu ministério profético e o deixasse partir para o descanso celestial.

Depois de ter demonstrado uma coragem exemplar, ele agora olha para baixo, para as circunstâncias sentindo-se desencorajado, indo sentar debaixo de um zimbro ( I Rs.19-4).

Amados, zimbro na bíblia nos fala de coisas ruins. Em Jó 30.4 lemos “apanhavam malvas junto aos arbustos, e o seu mantimento eram raízes dos zimbros”. No vs. 8, diz que “eram filhos de doidos, e filhos de gente sem nome e da terra eram expulsos”.

O Zimbro tem folhagem suficiente para dar muita sombra debaixo dele. Zimbro lembra lugar de descanso. Mas esse não era o desejo de Deus, por isso Deus enviou seu mensageiro para acordar Elias. “Levanta-te e come, porque mui comprido será o caminho” (I Rs. 19.7).
Essa era a ordem que Elias recebeu para retornar a sua jornada.
 Elias entendia que tendo Deus ao seu lado, superaria os seus medos, a sua insegurança, a sua fragilidade, a sua emoção, a sua tristeza, e o seu cansaço.

Deus não culpou Elias, por isso providenciou alimento a fim de que o profeta pudesse se levantar e partir. Elias precisava cumprir os planos de Deus no seu ministério, então recebeu a ordem de voltar à sua tarefa abandonada.

Deus mandou Elias ungir Eliseu como seu sucessor, Hazael rei da Síria e Jeú rei de Israel, para que eles derrotassem os inimigos do povo do Senhor ( IRs. 19.15-16).
Em Samaria Elias denunciou a injustiça do perturbado rei Acabe sobre a vinha de Nabote( I Rs. 21.19).
Repreendeu o rei Acazias por procurar auxílio aos deuses estranhos (II Rs.1.3-4). 

Perto de Jericó, ele separou as águas do rio Jordão na frente de cinqüenta filhos dos profetas ( II Rs. 2.8).
Fez descer fogo do céu para consumir os cem soldados do rei Acazias que queriam lhe prender (II Rs. 1.9).
Finalmente foi levado ao céu em uma carruagem de fogo, sem experimentar a morte (II Rs. 2.11).
Conclusão
Ponha Deus em primeiro lugar na sua vida. Quando o seu riacho “secar”, comece a pensar que Deus pode estar querendo revelar para você os Seus planos em doces sussurros, mas se sua alma não aquietar será impossível ouvi-lo!
Para isso é preciso ficar na posição de “ouvido de Deus” (I Rs.19.12-13).

Deus ainda pode estar testando a sua percepção, portanto não deixe que a sua visão seja distorcida pela emoção.
Deixe que os fatos moldem os seus sentimentos em vez de deixar os sentimentos distorcerem os fatos.
 Deus tem algo especial para você. Quando o ribeiro “secar”, Deus está dizendo que é hora de você começar a partir, é hora de deixar o Querite, é hora de deixar a sombra do zimbro!.

Os contrastes na vida de Elias foram grandes e notáveis, pois nos mostram quão vulneráveis somos e quão cuidadosos precisamos ser...Fomos chamados para sermos instrumentos na mão do Senhor, e se nos colocarmos na presença D’Ele, poderemos também ser usados pelas Suas poderosas mãos... Como foi com Elias!.

Quando o seu riacho “secar” Deus poderá contar com você?... O Senhor espera que a sua resposta seja sim!!.
...
COPIE E DIVULGUE MEU BLOG..."MULHERES EXCELENTES"...pra.bethyblogspot.com!!!


21/06/2013

OS ÚLTIMOS DIAS...


A Igreja perfeita se modela perfeitamente no ministério do próprio Senhor. Seu ministério era para as multidões, mas tinha outro grupo menor ao qual dava mais atenção. E entre estes, havia um outro grupo menor ainda com quem compartilhava tudo. Esta é a razão, eu creio, por que tanto o Tabernáculo de Moisés como os diferentes templos tinham todos três repartições.

Se só quisermos ministrar à elite e não tivermos nada para as multidões, ficaremos desequilibrados e possivelmente enganados e sectários. 
Se só ministrarmos às multidões e não tivermos um grupo que estamos ajudando a avançar mais para frente, para cima e com mais profundidade, teremos uma tendência de ser muito superficiais e de talvez promover a mornidão e a misericórdia sem santidade.

Assim como o Átrio Exterior era a parte maior do tabernáculo, onde se encontrava sempre o maior número de pessoas, creio que a maior parte do nosso ministério precisa ser justamente aquela que atrairá a multidão. Porém, depois que as pessoas entrarem, precisam entender que podem avançar em Deus o quanto quiserem. Este é o seu chamamento.

Aqueles que quiserem prosseguir também precisam saber que o padrão para os que vão ministrar no Santo dos Santos é muito diferente.
 Algumas coisas que passavam no Átrio Exterior podem matá-lo no Santo Lugar. O caminho está aberto a todos, mas "você" precisa ir ao "altar e morrer", ir à bacia e ser purificado e entender que quando você entra no Santo Lugar, não haverá nenhuma luz natural lá. A única luz que iluminará o local, depois de entrarmos lá, é a luz da unção do Espírito Santo. 
Enquanto prosseguimos para este compartimento final, que é o menor de todos, a "única luz é da Glória do Senhor".

 Ser capaz de ficar e ministrar na Unção e na Glória é algo muito além da capacidade da maioria das pessoas. Muitos desmaiam e ficam "prostrados no Espírito", apenas por chegarem perto. Entretanto, nós devemos aprender a ficar  e a cumprir nossas tarefas, até na sua Presença manifesta.
 "Os maduros aprenderam a não cair". Mais do que qualquer coisa, precisamos daqueles que possam ficar — ficar na sua presença, como também ficar firmes contra qualquer investida do diabo. O Senhor está novamente fazendo a grande pergunta que fez através de Jeremias:...
"Mas quem esteve no conselho do Senhor e viu e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra e a ela atendeu?..."Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
"Não se desviará a ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.
"Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
"Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mal caminho, e da maldade das suas ações" (Jeremias 23.18-22).

OBS:Rick Joyner é fundador e supervisor de MorningStar Ministries, em Charlotte, NC, EUA, um amplo ministério que envolve publicação de uma revista periódica, publicação e distribuição de livros e fitas, conferências, e treinamento de líderes, visando especialmente o ministério profético...Site: www.morningstarministries.org.
COPIADO DO BLOG:" VIDA DE UNGIDO"