Postagens populares

14/11/2013

ENFRENTANDO OS GOLIAS QUE ME PERSEGUEM



Texto base: I Samuel 17: 1-4, 16, 20-24.
Introdução: Esse texto conta-nos a história do povo de Israel e seu exército no campo de batalha, diante do exército dos filisteus, com uma arma poderosa. Mas o interessante é que o exército de Israel ficou sem ação sem atitude por um motivo: um gigante bloqueava a mente desse povo de Deus, produzindo um desconforto tal, a ponto de enfraquecer até as suas convicções de vitória. Para quem perdesse, o futuro seria a escravidão. 
O exercito de Israel e Saul representam a maioria das pessoas que sofrem e não enfrentam o problema.
Toda a engenhosidade da ameaça no presente iria comprometer o cumprimento da promessa no futuro.
O fato importante é que Davi era muito menor que o gigante, e nós somos muito menores que a força de uma perseguição, mas o que garante a nossa vitória não é a nossa altura ou força, mas uma atitude correta. Davi representa a minoria das pessoas. Essas enfrentam o problema e vencem.

 Um gigante representava naquela época:
- um poder dominador acima das forças de pessoas normais
- a crença de que seriam filhos dos "deuses". E, portanto, nunca poderiam ser derrotados.
-que possuíam uma força descomunal perseguindo seu alvo até o fim.

A perseguição não é diferente. As pessoas que passam por isso pensam que isso nunca vai acabar e tem medo de pedir ajuda em aconselhamentos ou mesmo de um médico.

 Um fato específico nesse texto é que a ameaça chamada Golias apresentava-se pela manhã e pela tarde durante quarenta dias. Era uma ação perseguidora produzindo terror no coração de cada israelita, atingindo a área do raciocínio e o posicionamento da fé. 

Em quarenta dias estavam coagidos, vivendo presos à ameaça. Vivendo uma síndrome.
A síndrome é o estado mórbido caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas que são produzidos por mais de uma causa. Ou seja, a pessoa vai morrendo a cada dia, enfraquecida pela tortura, tem queda da imunidade, e da sua alegria.

A síndrome da perseguição é uma morte lenta dos sonhos e da energia, e a presença constante de um algoz, ou de uma situação que causa tristeza e amargura. Ou de fenômenos espirituais.
DIAGNÓSTICO:
 É ter alguém em seu encalço. É um distúrbio da realidade com situações verdadeiras de perseguição na escola, no trabalho, em lugares onde existe uma discriminação social, bulling, racismo, na familia, violências domésticas por palavras, xingamentos, brigas,  molestações e vitimação por parentes com distúrbios psíquicos através de torturas emocionais. Enfim, essa perseguição é fato, é palpável, situacional, e muitas vezes reincidente.
É sentir a presença maligna, com a visão de vultos, a audição de vozes, e sentimentos pessimistas, ou vozes negativas falando dentro da cabeça que persistem e acompanham cada dia de uma pessoa.
No texto entendemos como o exercito de Israel reagiu diante das ameaças de Golias.Todos os dias pela manhã e a tarde . Geralmente a perseguição é insistente, é cíclica, produzindo um medo crescente. A pessoa que está passando pela perseguição sente o seu espaço diminuindo a cada dia, e começa receber doses cavalares de terror, pavor, medo e vexame. A exposição faz com que essa pessoa se veja cada vez mais diminuída e inferior.
EXAMINE A PERSEGUIÇÃO.
 É necessários verificarmos em nosso dia a dia ou em nossa história quem ou o que nos persegue:
a.Uma pessoa que tem sido um perseguidor em sua vida. Reconheça quem, como, quando e onde tem acontecido esse fato. Relate para alguém que pode ajudar a orar junto com você.
b.Um hábito que conservamos chamado teimosia: existe para prender a nossa vida em posicionamentos errados e com isso tomamos as piores decisões e por isso somos perseguidos pela derrota e não buscamos a ajuda necessária.

c.Um trauma que bloqueia nossos sentimentos e assim não conseguimos pensar direito em momentos de crise, e por isso somos perseguidos por estereótipos e seremos conhecidos sempre como desequilibrados.
d.Um comportamento repetitivo que evolui para ações e reações esquizofrênicas.Existem 

pessoas que auto perseguem-se, contando a mesma história de dor sempre. Isso precisa acabar, é necessário parar com a repetição exagerada. Ou produzem em suas mentes episódios de perseguição, que muitas vezes não é verdadeira.

 A esquizofrenia são distúrbios mentais que demonstram dissociação e discordância das funções psíquicas, perda de unidade da personalidade, uma ruptura de contato com a realidade. A pessoa cria o mundo da perseguição.

Diante desses estados ou hospedamos um pensamento de que somos perseguidos, ou arquivamos as frustrações e palavras resultantes de hábitos, traumas e comportamentos repetitivos que evoluem para esquizofrenia, ou seja, todo tempo, podemos acreditar que somos perseguidos.

No texto de I Samuel 17, verificamos que Davi não esteve nos quarenta dias de tortura de Golias. Ele não estava debaixo do céu de tortura. Seu espírito, alma e físico estavam livres da influência da ameaça. Uma perseguição estática, sem movimentos, apenas de decretos.
A síndrome da perseguição faz adoecer a área psíquica e o corpo.

O PSIQUISMO VERSUS A SOMATIZAÇÃO.
O psiquismo é a nossa mente reagindo com elaborações de pensamentos, a área da vontade, as memórias, e o racional funcionando como deve. Quando os pensamentos são bombardeados de ameaças e respira a tortura, deixamos de raciocinar como deve e levamos para o nosso pensar o medo e o pessimismo, então reagimos fisicamente na área da bioquímica, negativamente, nossa imunidade fica baixa, e produzimos cortisona, o hormônio do stresse. 

Daí, o nosso físico reage com palpitações, vertigens, gastrites, úlceras,etc, desconfortos de todos os tipos como: boca seca, sudorese, tremores. Evoluindo assim para a somatização.
A somatização é o nosso corpo reagindo de acordo com a nossa psique, a nossa mente.

O PSIQUISMO + A SOMATIZAÇÃO = A BUSCA DO OCULTISMO.
O ocultismo é a ciência que estuda os fenômenos que não são explicados pelas leis naturais.
Algumas pessoas vão buscar alívio, através de passes, mentalizações, autoajuda, e forças ocultas para destruir as forças das perseguições por pessoas ou por fenômenos espirituais.

Como enfrentar os Golias que me perseguem?
 Davi enfrentou e matou esse gigante.
TEXTO : 2 Co.10:4,5 - 6.
- O enfrentamento precisa ser olhando nos olhos, não aceitando as ameaças. Destruindo fortalezas, sofismas, mentiras, tudo que rouba a verdade da vontade de Deus em nossa vida;
-A minha luta não é carnal, então não devo e não posso pagar mal com mal. As minhas armas são poderosas em Deus para destruir o mal.

-não posso vencer a perseguição com uma mente perseguida. É preciso passar pela desintoxicação da perseguição para vencer esse gigante. O meu pensamento deve ser levado cativo à Obediência de Cristo.

-No texto de I Samuel 17 diz que Davi matou o gigante com a própria espada do gigante. Ou seja, diante da força dos decretos das maldições que Golias dizia, Davi confessou a palavra de fé com atitude.

-Busque em primeiro lugar a ajuda em Deus, orando e posicionado-se. Também procure a ajuda pastoral e de um médico.

-Busque relatar qualquer situação de perseguição para alguém que tem discernimento em Deus, para que juntos examinem e verifiquem se realmente existe esse fato ou é uma paranoia.

-Saiba que Jesus tem o poder de desfazer todo o laço maligno em sua vida.
Quero chamar no altar do Senhor Jesus todas as pessoas que estão passando por perseguição ou já passaram e precisam viver livres dessa memória. 

Vamos orar e rejeitar as perseguições do passado, de mamom, familiares, do trabalho, de dentro de nós, de pensamentos negativos, de palavras contrárias, toda a ação de esquizofrenia que cria perseguições virtuais em nossa mente, toda a ação de perseguição vai cair por terra sem força, sem poder, sem atuação em Nome de Jesus. Amém.
 OBS:Campanha sobre as sindromes...Palavra da Ap.Sílvia.